trabalhos

Prazo final para submissão de trabalhos

ATENÇÃO!
Para dúvidas sobre submissão de trabalhos científicos, entre em contato através do e-mail: lara.benites@ccmew.com ou pelo telefone: (51) 99469-8537.

Regras para Submissão de Trabalhos Científicos

  1. Para submeter um trabalho é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;
  2. Serão aceitos até no máximo 5 trabalhos por inscrição
  3. A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de transporte e de hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos temas livres aprovados.
  4. O prazo para submissão dos resumos é: 24/02/2022
  5. O resultado da análise dos resumos será divulgado a partir do dia 18/03/2022 através de e-mail enviado a todos os autores
  6. Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do EBT 2022
  7. O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo autor ou por um dos coautores obrigatoriamente inscritos no Congresso. Caso não tenha sido feita a inscrição no Congresso de pelo menos um dos autores, a apresentação será cancelada e o resumo não será incluído nos Anais.
  8. Todos os resumos serão analisados pela Comissão Científica.
  9. Compete aos membros da Comissão e aos revisores indicados pela Comissão, selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados, podendo modificar a comunicação de interesse de apresentação, caso julgue pertinente, recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do congresso, especificadas nos itens abaixo.
  10. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o EBT 2022.
  11. Os resultados contidos nos resumos não podem ter sido publicados em revistas de circulação nacional ou internacional indexadas antes da submissão deles.
  12. Resumos que não apresentarem a formatação adequada poderão ser recusados.
  13. Os resumos poderão ser submetidos em português ou inglês.
  14. O resumo deve ser digitado em corpo único, contendo introdução,  objetivos, métodos, resultados e conclusões. É recomendável, sempre que possível, a inclusão do tamanho amostral e dados quantitativos que permitam o entendimento do trabalho pelo leitor.
  15. Resumos que contenham pouca ou nenhuma informação científica, ou que refiram que dados serão apresentados e/ou discutidos durante a apresentação do trabalho, não serão aceitos. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes trabalhos.
  16. O Título deve refletir o trabalho a ser apresentado, e deverá ter no máximo 250 caracteres com espaços.
  17. Formato para indicação dos Autores (será utilizado o estilo Vancouver).
  18. Primeiro autor, sobrenome seguido de iniciais, sem separação com pontos, cada autor separado por vírgula. Exemplo correto: Silva MSJ, Martins PH, Arruda JM, Moreira BNS. Associar autor e sua respectiva filiação por números.
  19. O resumo deverá ser objetivo e conciso, e obrigatoriamente estruturado nas seções Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão. Relatos de caso poderão ser estruturados em Introdução, Relato do(s) Caso(s) e Conclusão.
  20. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
  21. Não são permitidos no resumo: gráficos, tabelas, referências ou agradecimentos.
  22. Os resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados.
  23. É aconselhável o uso de abreviações padronizadas. Abreviações especiais, incomuns, devem ser escritas entre parênteses, após a palavra completa, desde a primeira vez que for mencionada e serem mantidas no menor número possível.
  24. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação). Os resumos que ultrapassarem esse limite ou que forem enviados em formato diferente do solicitado, serão automaticamente rejeitados pelo sistema
  25. O conteúdo do resumo deve estar relacionado à área informada (ver lista).
  26. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
  27. Os resumos dos trabalhos deverão descrever adequadamente os objetivos e resultados, de modo que possa ser avaliada a qualidade, a originalidade e quão completo é o trabalho.
  28. Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
  29. Trabalhos de revisão da literatura não serão aceitos, exceto revisões sistemáticas ou meta-análises.
  30. O trabalho a ser apresentado em formato de Pôster durante o EBT 2022 deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico não podem ser diferentes aos do resumo aprovado

Comunicações orais & Pôsteres

  1. Os resumos apresentados serão selecionados para apresentação na forma de Comunicação Oral ou Pôster, de acordo com critérios da Comissão Científica.
  2. As classes de apresentação oral serão: A) Temas Livres e B) Sessão Comentada de Pôsteres
  3. Temas Livres serão selecionados entre os trabalhos submetidos que não tenham sido selecionados para prêmio.
  4. Para Sessão Comentada de Pôsteres serão selecionados os melhores pôsteres, de acordo com critérios da comissão avaliadora, para apresentação de 05 minutos seguida de 03 minutos para discussão.
  5. As Sessões de Pôsteres serão visitadas por Avaliadores de Pôsteres indicados pela Comissão Científica. Eles selecionarão os melhores pôsteres que receberão Menção Honrosa.

Áreas temáticas:

  • Disfunções tireoidianas
  • Nódulos e Câncer de Tireoide
  • Autoimunidade
  • Biologia Celular da Tireoide
  • Metabolismo e Ação dos Hormônios Tireoidianos
  • Regulação da função tireoidiana
  • Métodos de diagnóstico
  • Cirurgia da tireoide
  • Epidemiologia
  • Iodo


Prêmios

Uma das missões mais nobres do Departamento de Tireoide-SBEM, tem sido estimular a produção e difusão do conhecimento da pesquisa em tireoide no Brasil. Os EBTs, desde o primeiro realizado em São Paulo (1984), exercem um importante, se não o mais relevante, papel na execução desta missão, plenamente alcançada, visto o desempenho dos pesquisadores nacionais e de suas pesquisas no cenário internacional, que fazem do Brasil um dos dez países com maior produção científica de relevância na área de tireoide no mundo.

O padrão científico elevado das conferências e simpósios, o envolvimento empolgante e apaixonado de pesquisadores sêniores e a participação crescente de jovens-pesquisadores nas sessões de temas-livres e pôsteres, tem nos impulsionado a continuar reconhecendo e estimulando essas valiosas contribuições à tireoidologia nacional através de prêmios e grants aos jovens-investigadores e pesquisadores-sêniores.

1. Prêmio EBT

1.1.O Prêmio EBT é a mais alta condecoração de reconhecimento pela contribuição cientifica do Departamento de Tireoide para um pesquisador-sênior em atividade, que tenha realizado sua carreira no Brasil, com contribuições significativas na pesquisa, docência e na formação de jovens pesquisadores, bem como ter historicamente participado ativamente das atividades do Departamento de Tireoide da SBEM.

1.2. O Prêmio EBT consiste em Diploma.

1.3. Será oferecido ao premiado inscrição no Encontro e estadia durante o período do evento gratuitas.

1.4. O premiado deverá proferir uma conferência na sessão de abertura do Encontro, abrangendo aspectos recentes de seu trabalho ou uma revisão de suas contribuições.

1.6. Em caso de empate, o prêmio deve ser concedido ao candidato com maior idade.

 

  1. Prêmio Jovem cientista

2.1. O prêmio jovem cientista é um reconhecimento e incentivo do Departamento de Tireoide aos jovens pesquisadores que estejam se destacando no cenário nacional e desenvolvendo pesquisa de qualidade e com relevância na área de tireoide em instituições Brasileiras. Pesquisadores médicos, devem ser integrantes do Departamento de Tireoide e estar em dia com suas obrigações como associado da SBEM.

2.2. Os Prêmios serão concedidos aos melhores resumos submetidos ao EBT 2022, sendo eles:

a) Prêmio Jovem Cientista Clínico;
b) Jovem Cientista Translacional;
c) Jovem Cientista Básico;

2.3. O candidato é considerado elegível se tiver < 41 anos no dia da submissão do trabalho.

2.4. O Prêmio consiste em Certificado.

2.5. O trabalho concorrente ao Prêmio deve ter sido realizado integralmente no Brasil.

2.6. Somente o primeiro autor do trabalho poderá concorrer ao Prêmio.

2.7. O trabalho deve ser, obrigatoriamente, apresentado pelo candidato ao Prêmio no congresso.

2.8. Cada autor só poderá concorrer ao prêmio com um trabalho, o que não o excluí de participação em outros trabalhos como autor ou coautor.

2.9. Não podem se candidatar aqueles que já ganharam este Prêmio no passado.

2.10. Na ausência de trabalhos de qualidade e relevância científica, a Comissão Científica, de acordo com seus critérios, poderá não conceder o Prêmio a nenhum dos candidatos.

2.11. Nenhum dos membros da banca examinadora poderá ser autor, coautor ou estar diretamente ligado aos trabalhos finalistas.

2.12. Os principais critérios de julgamento serão: relevância dos dados e conclusões, adequação metodológica, clareza na apresentação, tempo da apresentação e conhecimento demonstrado durante a discussão do trabalho.

  1. Menção Honrosa

3.1. Menção honrosa será concedida aos melhores pôsteres apresentados por jovens pesquisadores na área de tireoide (clínico, básico e translacional) desenvolvidos em instituições Brasileiras.

3.2. A Menção consiste em Diploma.

3.3. Os trabalhos selecionados pela Comissão Científica serão apresentados na Sessão Comentada de Pôsteres.

3.4. As demais regras para concorrer à Menção Honrosa e de julgamento são as mesmas dispostas no item .2.2.

Certificados

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.

Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.

Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do Fale Conosco do site do congresso.

Publicação
Os resumos aceitos serão apresentados sob a forma de comunicações orais ou pôsteres e publicados em volume suplementar dos Archives of Endocrinology & Metabolism, órgão oficial de divulgação da SBEM.